Registre-se
Login
InícioO Que FazemosÁreas de Atuação / ServiçosSoluções para Gestão Pública /  Aterros Sanitário Municipal e a Nova Lei de Resíduos Sólidos
Aterros Sanitário Municipal e a Nova Lei de Resíduos Sólidos PDF Imprimir E-mail

5 Aterro sanitarioColetar e queimar o gás metano proveniente de aterros sanitários é uma prática usual. O metano é emitido naturalmente para a atmosfera através dos drenos existentes, e parte do gás é destruída devido a questões de odor e segurança. Esta prática é uma das mais danosas para o meio ambiente, notadamente no tocante ao aumento das emissões dos gases efeito estufa.

A LP AMBIENTAL oferece a alternativa de implementação de um projeto de Mecanismo Desenvolvimento Limpo (MDL) no aterro sanitário municipal, com o objetivo de capturar e queimar o biogás produzido no aterro, de forma a evitar emissões de metano para a atmosfera, e conseqüentemente gerar créditos de carbono.

A elaboração de um projeto de MDL neste segmento necessariamente envolverá o desenvolvimento de uma rede de coleta de gás e de um sistema de queima. O sistema de coleta pode utilizar ou não os drenos de gás existentes, onde os drenos serão conectados a uma rede de coleta principal que transporta o gás para os flares. Um soprador pode ser instalado de forma a aumentar a quantidade de biogás coletada. Também existe a possibilidade de gerar energia a partir deste biogás.

Assim, através da adequação das instalações físicas do aterro (células / sistema coletor de gás / queimadores / medidores / processo de tratamento do efluente) e instalação de sistema gerador de energia elétrica utilizando gás metano, é possível obter os seguintes benefícios:

•Reduzir a emissão de gases de efeito estufa (metano) gerado na operação de aterro sanitário;

•Gerar energia elétrica através do biogás produzido no aterro sanitário;

•Comercializar os créditos de carbono, de acordo com o Protocolo de Quioto;

•Operar o aterro sanitário dentro do conceito de sustentabilidade, minimizando custos operacionais e maximizando os benefícios sociais e ambientais;

•Fornecer energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos e veículos utilizados no próprio aterro sanitário;

•Fornecer energia elétrica para o funcionamento de equipamentos utilizados em atividades de reciclagem a serem operados por comunidades de baixa renda;

A viabilidade do empreendimento (e do investimento) sempre dependerá diretamente da quantidade de lixo recebido pelo aterro, e, conseqüentemente, da quantidade de créditos de carbono gerados.

A LP AMBIENTAL e seus parceiros estratégicos possuem condições de reunir investidores, provedores de tecnologia, engenheiros e consultores, o que lhe permite disponibilizar aos donos e operadores dos aterros uma solução completa e integrada, gerando ainda uma enorme renda adicional pela venda dos créditos de carbono.

Desta forma, a LP AMBIENTAL está apta a auxiliar o município tanto na concepção e elaboração de um projeto de MDL em aterros sanitários públicos, como também no processo de certificação perante Kyoto, e ainda, e principalmente para projetos desta natureza, na sua própria estruturação financeira, inclusive com a possibilidade de se promover uma venda antecipada dos créditos de carbono futuros para amortização dos custos do projeto de engenharia, dos equipamentos necessários, das obras civis, e ainda dos próprios custos do processo de certificação.


Para mais informações, entre em contato.

 

Nome:

E-mail:

LP Ambiental - Projetos, Auditoria e Consultoria

Rua Calil José Domingos, 231
Jardim São Bento - CEP 79.004-240
Fones: (67) 3349-0559 - (67) 9906-5197

Copyright © 2014. LP Ambiental - Projetos, Auditoria e Consultoria. Desenvolvido por i7 Tecnologia